sexta-feira, 8 de julho de 2016

Prefeito Dennis Dauttmam e Reitor Paulo Assis lançam pedra fundamental do campus do IFRJ em Belford Roxo

BELFORD ROXO - Foi assinado no último sábado, 2 de julho, o contrato para a construção da estrutura que vai abrigar definitivamente o campus Belford Roxo, na Avenida Joaquim da Costa Lima, bairro São Bernardo, em frente ao 39ºBPM. A previsão é de que a inauguração da primeira área edificada seja realizada daqui a três meses.

A mesa de abertura foi composta pelo prefeito Dennis Dauttmam; o reitor Paulo Assis; a secretaria municipal de Ciência e Tecnologia, Dilcéia Quintella; o vereador Juju; o secretário municipal de Educação de Belford Roxo, Wagner Turques; o diretor geral do campus Belford Roxo, Fábio Silva; a diretora do Polo CEDERJ, Daisely Coutinho e a representante da UNE, Bárbara Cardoso.


Paulo Assis explicou que a assinatura do contrato ratifica a presença do IFRJ em Belford Roxo, que está na região desde 2014 e atualmente desenvolve suas atividades no CIEP Constantino Reis. “A construção se dará em duas etapas. Na primeira, que estará pronta no prazo de três meses, traremos os cursos FIC para cá. Já teremos uma área administrativa, salas de aula e laboratórios para nosso professores e alunos”. A segunda etapa, segundo o reitor, será feita de maneira a otimizar o espaço. “A construção será vertical, devido às características do local”. A previsão é de que no prazo máximo de dois anos o campus de Belford Roxo esteja pronto e em pleno funcionamento.


reitor agradeceu ao prefeito Dennis Dauttmam pelo empenho em agilizar o processo de doação de um terreno que atendesse às necessidades da instituição e que possibilitasse o desenvolvimento de um projeto que poderá beneficiar até 1400 alunos quando estiver pronto. “Também quero agradecer ao vereador Juju pelo esforço, à equipe do prefeito e em especial a secretária Dilcéia, que sempre nos procurou, participou ativamente das negociações, das reuniões e deixou clara a importância de ter o IFRJ aqui”.


O prefeito de Belford Roxo lembrou a todos do seu trabalho e da luta para que o Instituto Federal se tornasse uma realidade. “Eu sei bem das dificuldades que enfrentamos em nome do povo. Foram três anos e meio de batalhas, mas tudo valeu à pena. Os moradores sabem do meu esforço desde os tempos de vereador. Quando me tornei prefeito vi a possibilidade real de termos um ensino de qualidade na região e corri atrás, briguei e venci. Agradeço ao professor Paulo Assis e sua equipe por tudo. É uma conquista”.

A secretária Dilcéia lembrou que seu sonho era o de ter uma escola técnica no município. “Hoje temos algo muito maior, que permitirá o desenvolvimento da região e vai ofertar aos alunos a possibilidade de grandes vôos e realizações em suas vidas”.

“Hoje, Belford roxo amanheceu mais feliz”, com essa frase o diretor do campus Belford Roxo, Fábio Silva, abriu seu discurso. Ele falou da importância do momento e das grandes expectativas para a nova unidade do IFRJ. “É o início de um projeto educacional. Temos o desafio de reinventarmos a escola e nos reinventarmos como instituição. Não buscamos uma educação ideal, mas o ideal de uma educação pautada na reflexão crítica, reflexiva e cidadã”. Fábio Silva fez questão de agradecer à prefeitura e convidou a diretora de Ensino, professora Alda Maciel, e o diretor de Administração Thayron Rangel, juntamente com toda a equipe que atuará no campus, além dos demais servidores do IFRJ presentes para apresentá-los à população. Neste momento, Alda Maciel deu as boas-vindas aos alunos que assistiam ao evento. 


O campus Belford Roxo é destinado à oferta de cursos de Formação Inicial e Continuada de Trabalhadores, Educação Profissional Técnica em Nível Médio e Educação Superior, com possibilidade de ênfase em áreas relacionadas à indústria criativa, principalmente no segmento produtivo de moda, vestuário, calçado acessórios, moveleiro e urbanístico.

Os cursos oferecidos são: Desenvolvimento de Produto Têxtil e de Moda; Ecodesign de Acessórios de Moda; e Empreendedorismo e Gestão de Negócios. A partir do dia 11 de julho, os cursos FIC acontecerão no CIEP, que já possui turmas do PRONATEC, e atenderão cerca de 120 alunos. Em breve, serão implementadas novas turmas à tarde no Polo CEDERJ.


Após a aula inaugural do professor Francisco Sobral, pró-reitor de Extensão do IFRJ, o reitor e o prefeito descerraram a placa sobre a pedra fundamental do novo campus, um marco simbólico da presença definitiva do IFRJ na região.


Nenhum comentário:

Postar um comentário