quarta-feira, 18 de maio de 2016

TRE aposta no Facebook para receber denúncias nas eleições municipais deste ano

ELEIÇÕES 2016 - As denúncias pelo Facebook são a aposta do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Rio para combater as irregularidades nas eleições municipais deste ano. O órgão acredita que a rede social será o principal meio utilizado pelos eleitores de todo o estado para encaminharem informações sobre abusos cometidos pelos candidatos. A página para as denúncias ainda vai ser criada - não será utilizada a oficial do tribunal, que já existe.

- Apostamos no Facebook pela facilidade do eleitor chegar à página e fazer a denúncia. O nosso grande foco é ter a rede social como nosso aliado e conscientizar o eleitor de que ele também deve fazer a fiscalização, pois ele é o grande beneficiário. Nada mais razoável que ele participe. Os eleitores são nossos olhos nas ruas — pontua o juiz Marcelo Rubioli, coordenador estadual da fiscalização da propaganda eleitoral.

A ideia do TRE é que as denúncias sejam recebidas por meio de mensagens privadas na rede social. A linha do tempo da página deve ficar fechada, até mesmo para evitar as discussões políticas no espaço. Os eleitores poderão acompanhar o andamento das denúncias feitas pelo Facebook.

- Para disseminarmos a cultura da fiscalização entre os eleitores, é essencial que eles saibam que estão sendo ouvidos - explica Rubioli.

O tribunal também vai criar um número de WhatsApp para receber informações, a exemplo do que ocorreu nas eleições de 2014. Os eleitores têm ainda a opção de fazer denúncias pelo site do TRE, pelo e-mailpropaganda.eleitoral@tre-rj.jus.br e também pelo telefone da Ouvidoria (21 2524.5806).


Via Extra

Nenhum comentário:

Postar um comentário