segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Mais água para Belford Roxo em 2016

BELFORD ROXO - “Vamos iniciar o resgate da dívida que tínhamos com a Baixada Fluminense e começar o maior projeto de saneamento da região”, com essas palavras o Diretor de Distribuição e Comercialização Metropolitana da Cedae, Marcello Motta, anunciou o novo pacote de obras que será realizado na Baixada já no início de 2016. A empresa, em parceria com a Prefeitura de Belford Roxo e o Governo Estadual, vai dar início a ampliação do sistema de abastecimento no município e algumas cidades vizinhas. O anúncio foi feito durante uma reunião realizada entre o Prefeito de Belford Roxo, secretários municipais e diretores da Cedae na manhã sexta-feira, 18.

Este será o maior pacote de obras de abastecimento realizado na região até os dias de hoje. A ampliação do sistema irá beneficiar 100% do município, que foi escolhido para ser o primeiro a receber as melhorias, e contempla a construção de reservatórios que vão permitir que água tratada chegue as diversas áreas onde a distribuição é prejudicada. Estima-se que 270 mil belforroxenses sejam diretamente beneficiados com as intervenções, que devem ainda gerar 150 empregos diretos.

As melhorias devem começar pelo bairro Lote XV e região, que vão receber mais de 39 km de novos canais de distribuição de água. Depois a área beneficiada deve ser o Centro, seguidos de diversos outros bairros. O investimento total da obra é de cerca de R$ 95 milhões só para o município.

O projeto está inserido no Plano Regional de Saneamento, que é um dos maiores incentivos promovidos pelo Governo do Estado, com cooperação dos prefeitos da Baixada, visando ampliar as condições de universalização da água. 


O prefeito Dennis Dauttmam destacou que essa iniciativa vai realmente mudar a vida de quem ainda sofre com a falta de água. “A ampliação do sistema de abastecimento vai ser um marco na história de Belford Roxo e região. Há três anos venho junto com os prefeitos das cidades vizinhas lutando por isso ao lado do governador. Agora nosso sonho vai virar realidade e vamos conseguir atender as reivindicações dos nossos moradores. Água é um direito do todos”, disse.

Intervenções em cinco sistemas: As intervenções serão divididas entre cinco sistemas (Graça, Belford Roxo, Retiro Feliz, Lote XV e Jardim Meu Retiro) e preveem a construção de reservatório, três quilômetros (km) de adutora, oito travessias (tubulações sobre rios), três boosters (conjuntos de bombas que regulam a pressão na rede) e 68 km de redes de distribuição.

O sistema da Graça incluirá nova adutora com 300 milímetros (mm) de diâmetro e 1.120 metros de extensão e assentamento de 3,5 km de redes de distribuição de 150 a 300 mm de diâmetro, atendendo diretamente aos bairros do Centro, Graça e Santo Antônio da Prata.

O sistema Belford Roxo incluirá o assentamento de 11 km de redes de distribuição com diâmetros variando de 150 a 500 mm, atendendo diretamente aos bairros do Centro, Santa Maria, São Vicente, São Bernardo, Barro Vermelho, Nova Pian, Pian, Heliópolis, Areia Branca, Santo Antônio da Prata, Bom Pastor e Redentor.

O sistema Retiro Feliz prevê a construção de e booster, além de 14km de rede de distribuição com diâmetros de 150 a 600 mm, beneficiando diretamente os bairros Bom Pastor, Santa Amélia, Jardim Redentor, Santa Treza, Paulínea e Barro Vermelho.

Já o sistema Lote XV incluirá dois boosters, 2km de adutora com diâmetro de 600 mm e assentamento de 38,2 km de redes de distribuição com diâmetros de 150 a 700mm, abastecendo os bairros do Centro, Parque Amorim, Vale do Ipê, Jardim dos Pinheiros, Parque São Lucas, Jardim Brasil, Jardim do Ipê, Parque Colônia, Parque São José, Roseiral, Maringá, Parque Suécia, Vasco, Meu Retiro, Parque Floresta, Vila Paulina, Santa Marta, Parque Esperança e Wona.

Por fim, o sistema Jardim Meu Retiro contará com novo reservatório com capacidade para armazenar 3 milhões de litros de água e 4,3 km de redes de distribuição com diâmetros de 200 a 500 mm, atendendo os bairros de Glaucia, Santa Tereza, Pauline, São Vicente e Maringá.


Via imprensa PMBR

Fotos Marcos Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário