segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Prefeito Dennis Dauttmam assina convênio para implantação do Plano Municipal de Mobilidade Urbana


BELFORD ROXO - O prefeito Dennis Dauttmam participou, na última quinta-feira (26 de novembro), da celebração da assinatura do convênio entre o Governo do Estado do Rio de Janeiro e as demais Prefeituras que integram os municípios da Baixada Fluminense, para a implantação do Plano Municipal de Mobilidade Urbana (Planmob). O evento aconteceu na sede do TransÔnibus, em Nova Iguaçu, e contou com a presença do secretário de Estado de Transportes, Carlos Osorio, do diretor da agência executiva da câmara metropolitana, Gerard, além dos prefeitos e secretários de transportes de Belford Roxo, Nova Iguaçu, Mesquita, Nilópolis, Queimados e São João de Meriti. 

O Plano Municipal de Mobilidade Urbana tem como objetivo adequação das cidades que compõe a Região Metropolitana às novas políticas públicas de transportes dentro de cada município. Para benefício da população de toda a Baixada Fluminense, compõe o Planmob projetos de extensão do ramal Japeri, implantação do corredores BRS, avaliação de terminais rodoviários menores que servirão como ponto de integração, licitação de linhas de ônibus intermunicipais etc. 

De acordo com o secretário de Estado de Transportes, a Legislação Federal impõe que todos os municípios brasileiros componham um Plano Municipal de Mobilidade, que deveria estar pronto em abril deste ano, mas poucos deles estão cumprindo esta determinação. “Assim, a Secretaria de Estado de Transportes, junto com a câmara metropolitana e os prefeitos, chegamos a conclusão que era muito mais interessante fazermos um processo regional para a elaboração desses planos. Pois não adianta cada município ter um plano individual, a ideia é que ele sejam articulado juntos, porque no dia a dia da população as cidades estão conectadas. E hoje, após 4 meses, podemos efetivamente tirá-lo do papel”, afirmou. 

Paralelo ao Plano de Mobilidade Urbana está a construção de um Macroplano da região metropolitana, que está sendo contratado pelo Governo do Estado, o qual será coordenado pela câmara Metropolitana como um todo e, especificamente a respeito de mobilidade, pela Secretaria de Estado de transporte. Na semana que vem será realizada uma reunião com o Banco Mundial, na qual será proposto ao financiamento de parte da elaboração dos planos. Como os seis municípios presentes na celebração foram os primeiros a finalizarem tal elaboração, serão beneficiados com o patrocínio. 


Para o prefeito Dennis Dauttmam é de tamanha importância para Belford Roxo a implantação do plano de Mobilidade, pois junto a ele vem crescimento social, o investimento de novas políticas públicas, e de empresas, além de gerar de emprego e renda no município. “Essa ajuda vem de encontro as nossas necessidades. Estou muito feliz de ter tido a oportunidade de assinar este convênio, pois a elaboração deste plano era uma das pautas mais discutidas em nosso governo para que possamos trazer melhoras na qualidade de vida da população belforroxense”, concluiu.

Via Imprensa

Fotos: Marcos Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário