sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Prefeitura promove evento de combate ao uso do tabaco

BELFORD ROXO - A Prefeitura de Belford Roxo, através da Secretaria de Saúde, promoveu nesta quarta-feira, 02 de setembro, no Parque São José, um evento de conscientização sobre os malefícios provocados pelo uso do tabaco. A iniciativa, que compõe a campanha 'Belford Roxo Livre do Tabaco. Ótimo para a natureza, essencial para você", teve objetivo convocar a população para ajudar no trabalho de combate a esta substância, bem como, fazer uma alusão ao Dia Nacional de Combate ao Fumo, comemorado em 29 de agosto.

O tabagismo é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a principal causa de morte evitável em todo o mundo. Estatística da OMS revelam que os fumantes comparados aos não fumantes apresentam um risco 10 vezes maior de adoecer de câncer de pulmão; 5 vezes maior de sofrer infarto; 5 vezes maior de sofrer de bronquite crônica e enfisema pulmonar e 2 vezes maior de sofrer derrame cerebral. No Brasil, por exemplo, o câncer de pulmão é o tipo de tumor mais letal e também uma das principais causas de morte evitável no país. O consumo de tabaco é o mais importante fator de risco para o desenvolvimento de câncer de pulmão. E comparados com os não fumantes, os tabagistas têm cerca de 20 a 30 vezes mais risco de desenvolver esta doença.

Fazendo sua parte nesta campanha, a Prefeitura de Belford Roxo realiza na cidade o Programa Municipal de Controle ao Tabagismo, que dá todo o suporte para aqueles que pretendem parar de fumar. Durante a cerimônia desta quarta, diversos participantes do projeto receberam certificados de participação e foram parabenizados pessoalmente pelo prefeito Dennis Dauttmam e o secretário de saúde, Dr. Antônio Ferreira, por terem conseguido deixar o tabaco de lado.

Quem quiser se inscrever no Programa pode obter informações pelo telefone 2758-3497 ou procurar diretamente as seguintes unidades de saúde: Policlínicas Parque Amorim, Parque São José, Nova Aurora, Heliópolis, Neuza Brizolla e Santa Maria, ou os Postos de Saúde da Família de Parque Amorim, São José, Itaipu, Parque Esperança e Jardim do Ipê . Os encontros acontecem uma vez por semana.

Também participaram do evento coordenadores do projeto, os vereadores Elvis da Internet e Alex Cordeiro, entre outras autoridades do município.











Via imprensa PMBR
Fotos Marcos Paulo


Nenhum comentário:

Postar um comentário