terça-feira, 22 de setembro de 2015

A cultura chega de ônibus em Belford Roxo

BELFORD ROXO - Uma biblioteca com cerca de 2 mil livros vai chegar sobre quatro rodas a Belford Roxo, na quinta-feira. É o projeto “Livros nas praças” que, há dois anos, percorre áreas com difícil acesso a bibliotecas públicas. A maioria das obras é de autores brasileiros, como Monteiro Lobato, Ana Maria Machado, Paulo Coelho e Thalita Rebouças. O veículo oferece ainda 90 títulos em braile para crianças e adultos, livros com fonte ampliada para pessoas com baixa visão e opções com áudio para deficientes visuais. O projeto “Livros nas praças” conta ainda com acervo específico de literatura afro-brasileira e indígena, de acordo com a legislação para bibliotecas municipais.

Os leitores poderão encontrar no veículo o conforto de uma biblioteca comum, como banheiro e água. A dificuldade para subir no ônibus não será um empecilho: há uma cadeira de transbordo, própria para cadeirantes e idosos com dificuldades de locomoção.

Depois de entrar no veículo e viajar um pouco pelas histórias, os visitantes podem escolher se preferem ficar na biblioteca móvel ou levar até dois livros para casa. Basta fazer um cadastro na hora com comprovante de residência e identidade. Só precisa lembrar de devolver em qualquer praça em que o ônibus vai estacionar. O projeto deve rodar por dez locais até o fim do mês.

O “Livros na praça” também oferece oficinas de leitura, contação de histórias e encontros com autores, buscando artistas locais. A programação pode ser conferida em www.facebook.com/ LivrosNasPracas.

Em Belford Roxo, o ônibus estará na Vila Olímpica. A biblioteca gratuita funciona das 10h às 16h.

Via Extra - Mais Baixada


Nenhum comentário:

Postar um comentário