terça-feira, 25 de agosto de 2015

Hospital do Joca será reaberto na próxima segunda-feira (31)

BELFORD ROXO - Após adiar a reabertura do Hospital municipal Jorge Júlio Costa dos Santos, o Joca, a Prefeitura de Belford Roxo promete que ele voltará a funcionar na próxima segunda-feira. Parcialmente fechada desde janeiro, a unidade passou por reforma e ampliação, com a construção de um centro cirúrgico. 

Moradora do Piam, a cabeleireira Gina Costa, de 65 anos, encara a promessa com ceticismo:  — Só acredito vendo. A prefeitura tinha falado que ia reabrir a unidade em agosto, mas o mês já está acabando. Nesse tempo, os moradores tiveram que procurar atendimento na UPA de Bom Pastor, que nem sempre tem como tratar algumas doenças, ou no Hospital da Posse, em Nova Iguaçu.



O prefeito Dennis Dauttmam fez uma vistoria nas obras do Joca na manhã de ontem, ao lado do secretário de Saúde, Antônio Ferreira. Além do centro cirúrgico, o hospital terá uma ala de ortopedia e uma recepção nova. A parte mais antiga foi reformada. Funcionários fazem os últimos ajustes antes de recolocarem os equipamentos.


— Antes da obra, os pacientes ficavam esperando pelos corredores. Isso dificultava a mobilidade no hospital, o que nos fazia atender menos gente. Mudamos as portas e fizemos uma nova recepção. Também acabamos com as infiltrações — explica o prefeito.

Durante a longa reforma, a unidade manteve a emergência aberta só para casos mais urgentes. De acordo com a prefeitura, as equipes médicas da UPA do Bom Pastor e da Unidade Mista do Lote Quinze foram reforçadas para suportar a demanda.

Os vereadores conferiram de perto a reforma do hospital
Segundo Dauttmam, o Hospital do Joca já estava praticamente pronto no início deste mês, mas ele não aprovou a pintura:

— Para inaugurar, tem que fazer direto. Quis colocar uma tinta que desse para lavar a parede.












Reforma a cada gestão




Em janeiro, o Hospital do Joca fechou as portas para começar a reforma e acabar com filas nos corredores. Na ocasião, os moradores acharam estranho a unidade parar. Um deles resumiu a indignação:

— Mas de novo? Toda hora fecha para isso. A última reforma foi a fachada que fizeram. Gastaram dinheiro, mas não mexeram no interior.


No fim de 2005, a então prefeita Maria Lúcia Neto dos Santos fechou o Joca e prometeu uma reforma de R$ 1,5 milhão. Os prefeitos Waldir Zito e Alcides Rolim fizeram o mesmo.

Os moradores estão ansiosos para saber se, desta vez, a obra vai trazer melhorias aos pacientes de Belford Roxo.



Via Mais Baixada Extra
Fotos Notícias de Belford Roxo


Nenhum comentário:

Postar um comentário