quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Belford Roxo: Postos de saúde estão preparados para vacinar crianças



BELFORD ROXO - Belford Roxo está fazendo parte da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo, e por isso até o dia 28 de novembro, vinte e seis postos e unidades básicas de saúde da cidade estarão abertos das 8h às 17h para imunizar crianças de até 05 anos contra as doenças. 

A vacina da pólio tem aplicação oral. Já a de sarampo é injetável e por também proteger contra rubéola e caxumba, é conhecida como "tríplice viral". As duas imunizações são aplicadas como reforço, e mesmo as crianças que já receberam vacinas do tipo devem tomar nova dose. 

A vacinação contra a pólio é destinada a crianças que tenham entre seis meses e cinco anos de idade incompletos. Já crianças de um a cinco anos devem tomar a tríplice viral. 

Prefeito e Equipe da Saúde participam da campanha de vacinação 2014
Belford Roxo tem como meta imunizar mais de 30 mil crianças com a dose que combate a poliomielite e cerca de 28 mil, com a vacina contra o sarampo.

Sobre a Polio e o Sarampo: O sarampo é uma doença viral aguda grave e altamente contagiosa. Os sintomas mais comuns são febre alta, tosse, manchas avermelhadas, coriza e conjuntivite. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções expelidas pelo doente ao tossir, falar ou respirar. As complicações infecciosas contribuem para a gravidade do sarampo, particularmente em crianças desnutridas e menores de um ano de idade. A única forma de prevenção é por meio da vacina.

A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria dos casos, a criança não vai a óbito quando infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia irreversível, principalmente nos membros inferiores. A doença é causada pelo poliovírus e a infecção se dá, principalmente, por via oral.

Via Imprensa PMBR
Foto: Divulgação 
Foto vacinação:Cesar Brustolin/SMCS


Nenhum comentário:

Postar um comentário