domingo, 19 de outubro de 2014

Horário de verão começa hoje à meia-noite



BELFORD ROXO - Perder uma hora de sono ou ganhar uma hora de luz? A partir de meia-noite começa o horário de verão, quando os relógios devem adiantar 1 hora. Para quem gosta de aproveitar a beleza da cidade até o pôr do sol, um motivo para comemorar. Já para o carioca que acorda cedo para trabalhar, uma noticia nem tão boa assim- pelo menos até o relógio biológico se acostumar.

A expectativa do meteorologista do Climatempo Marcelo Pinheiro é que a temperatura neste domingo fique em torno de 42 graus, batendo o recorde do ano. Na segunda-feira, uma frente fria chega à cidade. Sentada na mureta da praia da Urca, a psicóloga Ana Cristina Gontijo, de 33 anos, observava o poente atrás do morro do Pão de Açúcar. "Nesta cidade o horário de verão deveria se tornar definitivo. Tenho a sensação que o dia dura mais", disse a mineira, que mora no Rio há 5 anos.

A opinião é reiterada pelas estudantes Lívia Orofino e Ester Leitão, ambas de 18 anos. “Saio do colégio às 18h e com o horário de verão ainda dá tempo de dar uma passadinha na praia”, disse Lívia. “Vale a pena sentir a sensação de acordar mais cedo. O tempo claro tem muito mais a ver com o Rio”, afirmou Bruna.

BELFORD ROXO 


No entanto, para a doméstica Maria Gorete, de 34 anos, o horário de verão não reserva os mesmos benefícios. Ela acorda às 5h para pegar ônibus em Belford Roxo. Trabalha em Botafogo. "Sair para o trabalho com o céu escuro dá vontade de continuar na cama. Não consigo me adaptar para dormir mais cedo", afirmou. Desde 1985, o horário de verão desde começa sempre no terceiro domingo de outubro e termina no terceiro domingo de fevereiro do ano seguinte. Nos anos em que o encerramento coincide com o domingo de carnaval, como é o caso de 2015, o fim é adiado para o final de semana seguinte. O país economizará R$ 278 milhões.


Fim de semana será de muito calor, mas frente fria chega na segunda 

Segundo meteorologistas, a temperatura no primeiro dia do horário de verão deve ultrapassar o recorde do ano, de 41,6 registrado na última terça-feira. De acordo com o instituto Climatempo, a previsão para hoje é de mínima de 22 graus, e máxima de 40. Neste domingo, a mínima também deve ser a mesma, mas a máxima deve chegar aos 42. O que está causando as altas temperaturas é uma forte massa de ar quente que passa pelo estado. “Diferente do que pensam, na primavera, o tempo tende a ficar mais seco e registramos as maiores temperaturas”informou a meteorologista Bianca Lobo.Segundo a previsão, deve esfriar na segunda-feira, com a entrada de uma frente fria, que vai provocar chuva no final da tarde.


Nenhum comentário:

Postar um comentário