segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Estudantes de Belford Roxo ainda não receberam o cartão RioCard e precisam andar até 35 minutos para chegar ao colégio


BELFORD ROXO - Desde o início deste ano, Maria Vitória Siqueira, de 13 anos, sai de casa às 6h sem saber se vai conseguir pegar um ônibus para ir de Nova Aurora, onde mora, ao Ciep 116 Vila Maia, ambos em Belford Roxo. Sem RioCard, ela mostra uma declaração dada pela escola e conta com a sorte. Se o motorista não a deixa entrar, a menina caminha 35 minutos até o colégio.

— Um dia, o motorista do ônibus deixou uma menina que tinha RioCard entrar, e me mandou descer. Ele disse que é ordem da empresa — contou Maria Vitória, que está no 7º ano:— No ano passado, estudava no Ciep 024 (Ministro Gustavo Capanema), em Nova Aurora, e também não tinha o cartão. Andava por 20 minutos para chegar à escola.

Para a mãe da estudante, Ana Paula Siqueira, de 40 anos, o que mais preocupa é deixar a sua filha andar por ruas perigosas logo de manhã cedo.

— Tenho problemas de saúde no coração e na coluna, e não posso sair para levar a Maria Vitória ao colégio. A nossa cidade está muito perigosa, tenho medo do que pode acontecer com a minha filha andando por aí. E agora, com o horário de verão, ela sairá ainda no escuro. A situação só vai piorar — disse a mãe.

Vizinha de Ana Paula, Rejane Duarte, de 33 anos, está na mesma situação. O filho Igor Duarte, de 10, não ganhou o seu Passe Escolar da Escola municipal Waldemiro José Pereira, no bairro Heliópolis, este ano. O RioCard é usado apenas em unidades estaduais.

— Meu filho estuda à tarde, mas fico preocupada mesmo assim. Ele precisa caminhar 25 minutos para chegar ao colégio e às vezes sai tiro por aqui — conta ela.

A Prefeitura de Belford Roxo disse que o Passe Escolar pode ser solicitado na direção da unidade escolar onde o aluno estuda. O órgão afirmou também que a emissão e a utilização dos passes estão regulares.


Secretaria dará cartão

A Secretaria estadual de Educação (Seeduc) informou que a direção da unidade escolar deve solicitar o RioCard dos seus alunos no Conexão Educação. A pasta alegou que já pediu que o Ciep 116 cadastre o caso de Maria Vitória no sistema para que a aluna receba o cartão no próximo mês. De acordo com a Seeduc, a Regional Pedagógica Metropolitana 8, também responsável por Belford Roxo, será advertida e repreendida.

Segundo a Seeduc, o RioCard dá direito a 60 passagens mensais e deve ser usado somente nos dias de aula, nas linhas de ônibus do município e no trajeto indicado. Caso o aluno resida em um local de difícil acesso, a unidade escolar pode solicitar o transporte complementar.


Via Jornal Extra
Por Marina Navarro

Nenhum comentário:

Postar um comentário