sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Belford Roxo ganha a primeira estação hidrológica automática da Baixada Fluminense



BELFORD ROXO - A Prefeitura de Belford Roxo, através da Coordenadoria de Defesa Civil, somou mais um ponto positivo para a cidade. O município é agora o primeiro da Baixada Fluminense a ter uma Estação Hidrológica Automática. O equipamento, instalado no bairro São Bernardo e já em funcionamento, vai monitorar em tempo real o nível do rio Botas e ajudar na emissão de alertas de risco para toda população.

O aparelho, entre outros benefícios, vai garantir autonomia para o município em relação ao controle de cheias, pois, até então, o repasse desses dados dependia do 4° Grupamento de Bombeiro Militar, localizado em Nova Iguaçu. Isso sem contar, que o sistema implantando em Belford Roxo é ainda o mais moderno da região. 
A aquisição do equipamento foi uma conquista da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil junto ao Instituto Estadual do Ambiente (INEA) e o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN). 

Além de checar o nível do rio, a Estação Hidrológica é mais um instrumento para nortear o trabalho da Defesa Civil no que tange a prevenção de vítimas decorrentes de desastres naturais. Segundo o agente Siqueira, com as informações obtidas através do equipamento vai ficar mais fácil avisar os moradores de áreas de risco quando uma possível enchente for detectada. “A Defesa Civil vai poder avisar os moradores com antecedência sobre a alta do rio e preveni-los no caso de um transbordamento, por exemplo. Essa estação vai ajudar a cidade a não ser pega de surpresa por uma inundação, evitando prejuízos para a população”.

Para auxiliar neste processo, o município está trabalhando para implantar uma sala de monitoramento e gerenciamento de riscos. No espaço serão controladas as informações passadas pelo Climatempo, pelos pluviômetros instalados em Santa Amélia, Lote XV e Nova Aurora, e também pela Estação Hidrológica. 

Na próxima semana os agentes da Defesa Civil estarão realizando um trabalho educativo que irá orientar a população sobre as novidades e a chegada da Estação Hidrológica.

Via imprensa PMBR
Fotos Diego Quaresma e Leonardo Hortêncio


Nenhum comentário:

Postar um comentário